Qual a verdade por trás das lendas brasileiras? É isso que a Editora Nocaute se compromete a esclarecer nesta antologia – Envie seu conto!


O folclore por definição é um conjunto… Leia mais
Qual a verdade por trás das lendas brasileiras? É isso que a Editora Nocaute se compromete a esclarecer nesta antologia – Envie seu conto!

O folclore por definição é um conjunto de lendas misturados com costumes culturais locais, regionalismos, provérbios e manifestações artísticas, tudo preservado por um grupo populacional especifico. Geralmente isso tudo é feito por meio da tradição oral, do popular, ou seja, suscetível a mudanças e mais mudanças a cada vez que é narrado. Essas tradições têm por sua vez várias funções, porém a mais explorada é aquela que nos arremete à Idade Média eram usadas para amedrontar crianças e a plebe, a fim de mantê-los na linha. Não que os deuses da antiguidade tal como para os gregos, não usassem essa mesma estratégia, mas essa já é outra história. Tomando desse ponto, Idade Média, para frente essa roupagem narrativa não mudou muito e a sociedade ainda mantem vivos alguns costumes que levam a novos contos e lendas.

No Brasil desde seu descobrimento até os dias atuais se passaram mais de 500 anos. Muito foi contado, narrado e recontado. Mensagens folclóricas, mitos, lendas que foram infantilizadas e tratadas com calmaria em suas bases por necessidade da época, entreter crianças, não mais amedrontá-las.

A Antologia Mitos Brasil Verdade por trás das lendas quer tudo o que está além dos olhos comuns, o que se esconde na origem nas lendas.

A verdade está aí, em algum lugar, e você será o responsável por expor isso.

Envie seu conto para seleção da coletânea e faça parte do corpo de autores que a Editora Nocaute quer formar. Novos autores brasileiros com potencial extremo.

O Edital da antologia segue abaixo, leia, pense, crie, escreva, revise, leia novamente, revise mais e envie!

Tema da Antologia: Mitologia brasileira

Organizadores: Maik Barbara e Vilto Reis

Limite de Caracteres: 30.000 (com espaço)

Período para Submissão: 30 de Outubro à 31 de Dezembro de 2016

Previsão de anúncio dos selecionados: Março/2017

E-mail para envio: pancada@editoranocaute.com.br


E D I T A L

1 – DA ANTOLOGIA

1.0 – A antologia Mitos Brasil – A Verdade Por Trás das Lendas será promovida e editada unicamente pela Editora Nocaute Ltda., CNPJ: 26.121.948/0001-99, Franca SP.

1.1 – Este edital se refere à primeira edição da antologia, que será registrado na Biblioteca Nacional sob o prefixo editorial definido pela editora.

1.2 – As disposições gráficas, formato e qualquer outro elemento que compõem a antologia em seu formato físico ou digital, é decidido pelo organizador oficial sob concessão da Editora Nocaute.

1.3 – A participação da antologia é limitada aos escritores de qualquer nacionalidade que possuam o português como língua oficial.

1.4 – A inscrição e o envio dos contos é gratuita.

1.5 – Será aceito 1 (um) conto por autor. Não será permitida a participação de menores que 14 anos devido a faixa etária indicativa da antologia. Autores entre 14 e 17 anos só poderão participar com autorização de um maior de idade e responsável legal, que deverá assinar o contrato de edição.

1.6 – Só serão aceitos contos dentro do tema solicitado: mitologia brasileira de raiz ou oriunda de culturas alheias e integralizadas ao popular brasileiro, lendas, mitos, folclore antigo e atual. Sendo assim, ficção de cunho fantástico, ou não. Serão apreciados aqueles que fugirem da temática infantilizada que tomaram as lendas brasileiras e folclore em décadas recentes (ou seja, criem contos fodas). Um requisito especial e obrigatório da Editora Nocaute: no corpo do conto deve haver as seguintes palavras: “porrada” e/ou “pancada”.

1.7 – Só serão aceitos contos originais, inéditos e livres de qualquer contrato. Não poderá conter referência, nomes, personagens ou trechos protegidos por lei, assim como: filmes, séries, músicas e livros.

1.8 – A Editora Nocaute reserva-se no direito de convidar um autor já no mercado para preencher uma das vagas dos contos a serem publicados na antologia.

1.9 – Haverá 2 (dois) contos que serão de origem de autores da Editora Nocaute.

1.10 – Serão selecionados para esta edição entre 10 (dez) a 12 (doze) contos de autores diferentes. Cada conto deverá conter até 30.000 (trinta mil) caracteres (toques com espaço), e o mínimo de 15.000 (quinze mil).

2 – DO ENVIO E ANÁLISE

2.0 – Todos os contos devem ser enviados em formato .doc. O arquivo deve estar em folha configurada no formato A4, fonte Times New Roman tamanho 12 pt, com texto justificado e espaçamento de entre linha de 1,5 pt., sem imagens.

2.1 – Não serão aceitos arquivos enviados por redes sociais ou impresso. No envio deve conter no “assunto” do email o nome da antologia e o título do conto do proponente (exemplo: Mitos Brasil – A Batalha do Capuz Vermelho). No arquivo, ao final, deve conter os dados do proponente, nome completo, data de nascimento, telefone para contato, email, link de rede social, contato do Skype e/ou WhatsApp, e se já teve algo publicado, deve ser informado ali, assim como uma breve bio, entre 3 a 5 linhas, falando um pouco sobre o autor.

2.1.1 – O email de envio é: pancada@editoranocaute.com.br

2.2 – Os contos devem estar em seu formato final para análise e edição. Não serão feitas mudanças por parte do autor após o envio, assim como: acréscimo ou remoção de conteúdo, troca do arquivo por outro. (Revisem bem, revisem muito. Deixem o texto descansar, e revisem outra vez. #ficaadica)

2.3 – Contos que não respeitarem a proposta da antologia em temática, gênero e formatação serão descartados.

2.4 – A narrativa pode ser em primeira, terceira pessoa ou como o autor se sentir mais à vontade. Serão mais prestigiados:

  • Personagens marcantes;
  • Mitologia inovadora;
  • Contos que se utilizam no máximo de uma ou duas criaturas folcloristas;
  • Contos de temática não infantis;
  • Tramas pancada com reviravoltas, a tal plot twist que deixe o leitor sem ar;
  • Criatividade experimental também será bem vista.

2.5 – Não serão permitidos contos que incitem preconceito de qualquer tipo.

2.6 – Serão aceitos contos com autoria apenas de um autor.

2.7 – A análise dos contos será realizada exclusivamente pelos organizadores da antologia: Vilto Reis e Maik Barbara, fundadores da Editora Nocaute, respeitando os próprios critérios de avaliação.

2.8 – Será considerado a originalidade, criatividade, enredo, desenvolvimento da trama e gramática, além dos tópicos descritos no item 2.4. Dê uma boa revisada antes de enviar.

2.9 – A Editora Nocaute irá publicar em redes sociais assim como em seu site o resultado da seleção de contos até dia 30 de março de 2017.

3 – DA INSCRIÇÃO

3.0 – A inscrição (envio do conto) é gratuita e poderá ser inscrito um conto por participante.

3.1 – As inscrições/ submissão de originais ficarão abertas do dia 30.10.2016 às 00:00 até 31.12.2016 às 23:59, após essa data não será aceito novos contos. Exceto em caso de a data ser postergada com aviso prévio da Editora Nocaute.

3.2 – Em caso de fraude ou plágio comprovado do conto, a obra será rejeitada e o autor será excluído da edição. Também não poderá participar de nenhum outro projeto promovido pela Editora Nocaute.

3.3 – Dados enviados errados ou incompletos tornarão o conto recusado.

3.4 – O resultado sairá em março de 2017.

4 – DOS DIREITOS AUTORAIS E PAGAMENTOS

4.0 – São pagos, como forma de direitos autorais pelos livros impressos e digitais colocados no mercado: a disseminação e projeção do nome do autor no mercado editorial, mais 1 (um) exemplares gratuitos da antologia, no momento do lançamento. Se uma tiragem impressa ultrapassar a marca de 1.000 (mil) exemplares vendidos, será rateado o valor equivalente a 10% (dez por cento) do preço de capa e valor promocional entre os participantes da antologia. Serão desconsiderados desse montante de livros os exemplares adquiridos pelos autores.

4.0.1 – Quando a compra do exemplar for feita através do site da Editora Nocaute, a base percentual dos direitos autorais dos autores será de 20% (vinte por cento).

4.0.2 – O pagamento pelos direitos autorais será feito após cada ciclo de 1.000 (mil) unidades vendidas, independentemente do tempo para tal vendagem.

4.1 – Os custos do projeto gráfico, revisão, leitura crítica, copy desk, documentação necessária junto ao ISBN e Biblioteca Nacional, projeto gráfico, marketing, distribuição e demais processos voltados para a edição são de responsabilidade única e exclusiva da Editora Nocaute Ltda. Cada autor irá receber um exemplar impresso e gratuito da obra Mitos Brasil, 20 (vinte) marca-páginas e 3 bottons. (E, claro, um mimo surpresa).

4.2 – O valor de venda do livro será estipulado após a apuração dos contos participantes e posterior orçamento das despesas do projeto editorial final.

4.3 – Caso o autor queira exemplares extras da antologia, poderá adquirir diretamente com a editora e terá direito a 25% (vinte e cinco por cento) de desconto sobre o valor de capa.

4.3.1 – Livros comprados pelos autores eximem a editora a pagar direitos autorais sobre o mesmo para aquele autor em determinado, haja vista o desconto feito sobre o valor de capa.

4.4 – O pagamento poderá ser feito à vista, no boleto bancário ou depósito, ou parcelado em até 3 vezes no crédito (via Pagseguro ou Paypal).

4.5 – A participação só será efetivada quando a Editora Nocaute receber o contrato assinado pelo autor maior de 18 (dezoito) anos, ou assinado pelo menor de idade, porém acompanhada da assinatura extra de um maior responsável legal.

4.6 – O direito autoral de seu respectivo conto é integralmente do autor. A Editora Nocaute possuirá direitos de uso exclusivo por 3 anos, podendo prorrogar por mais 1 ano, no Brasil e exterior.

4.7 – Os contos poderão ser trabalhados na venda da versão digital (ebook) em formato de livro ou separadamente, no Brasil ou exterior.

4.8 – Há a possibilidade de tradução dos contos para outras línguas, as que têm maior número de leitores de versões digitais. Esse projeto a parte da Antologia tem o intuito de projetar o autor além das fronteiras brasileiras, em outros países. Será feito posterior desenvolvimento dessa segunda fase, e os autores serão contatados novamente.

5 – INFORMAÇÕES ADICIONAIS

5.0 – O autor do conto enviado garante ser o dono legítimo da obra e que o conteúdo é original, isentando a Editora Nocaute de qualquer processo, inclusive a reivindicação dos direitos autorais de terceiros.

5.1 – A aceitação desta antologia não garante a participação nas próximas edições ou outras antologias promovidas pela Editora Nocaute. (Embora a qualidade dos escritos possa abrir portas para romances e outros projetos do autor junto à editora).

5.2 – O autor deve aceitar as correções e copidesque dos contos realizados pela editora, principalmente adequações contextuais.

5.3 – A Editora Nocaute poderá organizar os contos dentro da antologia de forma aleatória ou por ordem alfabética por título, data da contratação, primeiro nome ou último sobrenome, e/ou relevância temática entre os contos.

5.4 – Ao enviar o conto para análise o autor confirma estar de acordo com todos os itens citados neste edital.

5.6 – A antologia Mitos Brasil – A Verdade Por Trás das Lendas será lançada entre abril de 2017. Podendo esse prazo ter uma abertura de mais ou menos 1 (um) mês dessa data, como forma de antecipação ou postergação da edição impressa. A obra será veiculada para venda no site da editora, assim como livrarias e sites especializados.

5.7 – A Editora Nocaute está disponível para esclarecer qualquer dúvida recorrente pelo e-mail: pancada@editoranocaute.com.br.

A equipe Nocaute deseja punhos de aço e mente livre. ESCREVAM!

Sobre o autor

Nasceu, cresceu, foi para a escola, aprendeu a ler, começou a trabalhar e em seguida foi para a quarta série escolar... e a vida continuou assim! Um dia descobriu os livros, palavras bem ordenadas, trama, enredo, capa, a arte enfim. Devorou tudo! Enveredou para o teatro, criou e co-criou. Um dia de aluno foi a professor, mas já parou. Tenta, e às vezes até consegue escrever. Autor de peças e roteiros, hoje escreve em prol da arte literária: criou a série de realismo fantástico O MESTRE MANTENEDOR DE MUNDOS, e promete que um dia o livro Chronus Drakun ficará pronto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

All fields are mandatory.